Um material metálico, ou contendo componentes metálicos, se não for adequadamente protegido durante suas etapas de fabricação, estocagem ou transporte, pode sofrer corrosão antes mesmo de sua utilização. Quase sempre, a corrosão metálica está associada à exposição do metal num meio no qual existem moléculas de água, juntamente com o gás oxigênio ou íons de hidrogênio, num meio condutor.
Modos de proteção contra a corrosão são adotadas atualmente com intuito de garantir a qualidade dos materiais fabricados, podemos citar como exemplo algumas famílias de inibidores voláteis na forma sólida ( VCI ). Estes podem ser inseridos em uma matriz polimérica através da fabricação de aditivos concentrados, que por sua vez são utilizados em forma de Masterbatch para a fabricação de filmes plásticos para embalagens.
O principio básico de funcionamento do aditivo anticorrosivo VCI é reagir com a superfície metálica onde os vapores desses sais se condensam e são hidrolisados pela umidade presente, causando a liberação de íons e a formação de filme protetor, essa camada de filme protetor impedirá o ataque de agentes oxidantes, sendo que, caso ocorra a formação de gotículas de água sobre a superfície da peça, a transferência de elétrons do metal para o meio é evitada, mantendo-se as características da peça metálica.
Os inibidores voláteis da corrosão (VCI), além da proteção do material metálico que está contido no mesmo, conferem ao meio onde está inserido uma proteção físico-química contra a corrosão.
Após a peça ser hermeticamente embalada com filme VCI, sem que haja contato com oxigênio, estima-se uma proteção à corrosão de até 1 ano.
Produto Cristal Master, código 40.000 AN – MB ANTICORROSIVO VCI, aplicação 4%.
VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DO ADITIVO ANTICORROSIVO VCI :
- Não ocorre deposição de materiais sobre a superfície metálica;
- Não requer processor de limpeza posterior;
- Simplicidade de aplicação: flexibilidade;
- Oferece resistência química e mecânica;
- Migração do VCI para qualquer cavidade e local da peça metálica;
- Neutralização da corrente de corrosão.
PRECAUÇÕES:
- Após a peça metálica ser embalada e a atmosfera inerte estar estável, não se deve abrir a embalagem, pois acarretará na perda da funcionalidade do aditivo.
- Deve-se tomar cuidado com cantos vivos no momento do ensaque da peça, a presença de furos e rasgos inibe a formação a atmosfera e do filme protetor.
- Após a fabricação da peça, a mesma deve ser isolada de agentes oxidantes imediatamente, pois o aditivo tem como função inibir oxidações futuras, mas caso a peça já estiver iniciado o processo de oxidação, o aditivo não surtirá o efeito desejado.
- Data de validade do produto 40.000 AN em embalagem fechada: 1 ano.
- Validade do produto final, filme, depois de produzido com o VCI: Se o filme estiver protegido por uma embalagem secundária, o tempo de durabilidade até ser utilizado pode ser de até 1 ano.
- Durante o processamento produto pode liberar gases de odor irritante, porém não tóxico.
Comments